NOISéUNDERGROUND......

AGUARDEM!!!

Dia 21 de abril de 2011 o Coletivo Cultural Noisé pretende contribuir de forma mais expressiva em prol do fortalecimento da cultura ativa em nossa cidade.
Nós, nessa segunda edição do evento iremos explorar de forma mais íntima a Educação Patrimonial através de incursões junto aos órgãos públicos e aos setores privados que tenham interesse cultural, solicitando que os mesmos discutam a realização de um dia de palestras, oficinas e distribuição de material impresso de orientação à população unaiense. Estaremos, mais uma vez, tentando o tombamento da Rodoviária Velha como Patrimônio Cultural de nossa cidade.
A programação completa, bem como a proposta do Movimento estará disponibilizada neste espaço. Contamos com a presença de todos e agradecemos o apoio.
Noiséunderground
ENTRADA FRANCA
RODOVIÁRIA VELHA, UM PATRIMÔNIO NOVO


segunda-feira, 22 de março de 2010

Ação, ferramenta de transformação do meio

Ação, ferramenta de transformação do meio
Espaço sm 1. Distância entre dois pontos, ou área ou volume entre linhas determinadas. 2. Lugar mais ou menos bem delimitado, cuja área pode conter alguma coisa. 3. extensão indefinida. 4. O universo.
Dicionário Aurélio Buarque de Holanda
De todas as definições de espaço encontradas no dicionário Aurélio Buarque de Holanda, uma que me chamou especial atenção quando comecei a escrever este texto foi: “Lugar mais ou menos bem delimitado, cuja área pode conter alguma coisa”.
Observem porem, que a princípio não existe clareza quanto à delimitação do lugar, ele é “mais ou menos” bem delimitado. Isto porque quando usamos esta palavra para determinar uma propriedade – espaço público ou privado de interesse particular ou coletivo – ela ganha um aspecto de maior complexidade.
Levando em consideração a interação que existe entre os indivíduos na sociedade, a noção de onde começa e onde termina o espaço do qual eu tenho domínio se torna meramente subjetiva. Esta observação nos permite refletir sobre o que é meu e o que é do outro, e ate quando    a relação entre os dois se dá de forma benéfica ou não para o meio onde estão inseridos.
Partindo do pressuposto de que as relações de causa e efeito dos indivíduos e grupos na sociedade nos dizem mais a respeito de espaço e da sua utilização, do que as linhas imaginarias que traçamos ao nosso redor para delimitar o que supostamente acreditamos ser nosso é que a proposta de revitalização e reutilização da “Rodoviária Velha” vem sendo pensada.
É inegável o valor histórico e patrimonial que a estrutura daquela edificação tem para a cidade de Unaí e para os cidadãos que possuem algum vinculo com o passado e o presente daquele espaço. Reconhecer a importância e preservar o legado deixado pelo esforço das gerações passadas é vital no processo civilizatorio de um povo.
É importante ressaltar que não estamos tratando de uma cidade que tem cem, duzentos ou trezentos anos de existência, mas sim de Unaí, uma cidade que em seus 66 anos se desponta como uma das mais prosperas cidades de sua região, e que recentemente vem  se preocupando com o direcionamento que está sendo dado ao seu crescimento.
O slogan “Rodoviária Velha, um patrimônio novo” é a síntese de uma proposta que está alem da mera definição do que deve ser feito com aquele espaço. É antes de tudo uma oportunidade de dar as pessoas envolvidas diretamente com a causa o direito de opinarem sobre a transformação do meio em que vivem.
A “Rodoviária Velha” é um imóvel particular situado na Avenida Governador Valadares, número 1150, centro de Unaí.
É evidente o abandono e o descaso por parte do proprietário com o complexo de salas existentes no lugar. Evidente também é o desconhecimento por parte do proprietário do fim social que uma empresa ou imóvel comercial tem para com a localidade onde se instala.
É possível pensar que mesmo sabendo ele tenha deixado de lado estas preocupações e tenha dado maior atenção aos interesses pecuniários da exploração e especulação imobiliária.
Em meio a este oceano de incertezas que o assunto está mergulhado o que podemos afirmar é que ações positivas estão sendo realizadas na tentativa de sensibilizar o maior número de pessoas para a necessidade de revitalizar aquele espaço.
Alem da proposta “Rodoviária Velha, um patrimônio novo” que recentemente foi idealizada pelos produtores do evento NOISÉ UNDERGROUND, evento este que dará inicio a está campanha de mobilização, já existe por parte da administração pública municipal, através da recente secretaria de cultura e turismo de Unaí uma tentativa de negociação com o proprietário do imóvel para que se possa utilizar aquele espaço para fins culturais e garantir a preservação do mesmo para as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEATH SLAM

DEATH SLAM
FELIPE CDC

ADÉLCIO SANTANA

JULIANO LOPES

ITAZIL JÚNIOR

APOIO TOTAL

APOIO TOTAL
DOIS ANOS INTERLIGANDO OS SONS DO NOROESTE.

BLOG PARCEIRO

Arquivo do blog